terça-feira, 4 de novembro de 2008

Se eles não avançam nas negociações, a gente avança na ocupação

Na tarde desta segunda-feira (03/11) os estudantes da Universidade Federal de Sergipe ocupam mais duas salas da Reitoria, vinculadas a PROGRAD (Pró-Reitoria da Graduação) da mesma Universidade, ampliando o movimento de ocupação iniciado nesta última quinta feira , dia 30/10. A razão da ampliação do movimento é simples: O Pró-Reitor de Assuntos Estudantis, Arivaldo Montalvão Filho, se recusou a negociar com a comissão formada pelo movimento, alegando que só negociará com a presença do DCE, entidade esta que vem se portando claramente contra o movimento de ocupação, chegando até a rasgar cartazes do movimento espalhados pela Universidade.

Como se não bastasse os fatos ocorridos e relatados acima, contamos na tarde de hoje com a presença da Policia Federal no Campus da Universidade que, alegando a apuração de denúncias de depredação de patrimônio público, não chegou a intimidar os ocupantes da reitoria, diferente do que imaginavam muitos. Nossa luta é por uma educação pública e de qualidade, que proporcione inclusão, cidadania e desenvolvimento crítico de nossa sociedade, e nunca iríamos corroborar com a depredação do patrimônio desta universidade, que já é tão escasso e reduzido. Estamos catalogando e organizando cada material de cada sala ocupada, e organizando mutirões de limpeza para evitar a sujeira nas salas e corredores. Se esta ocupação em algum momento virar caso de polícia, hipótese que rejeitamos e combatemos incessantemente, não será sob esta acusação.

A atitude pró-reitor foi infeliz e desrespeitosa quanto à autonomia do movimento. Este, composto até então por vários centros e diretórios acadêmicos dos Campus São Cristóvão e Laranjeiras, o Conselho de Residentes e o Movimento Resistência e Luta, não aceitará nenhum disparate desta natureza, e reagirá de acordo com as suas possibilidades .

A ocupação destas duas salas também é respalda pelo encaminhamento tirado na última assembléia dos estudantes ocupados, ocorrida no dia 31/10(Sexta-Feira) que indicava que “se a negociação não avançar, os estudantes avançarão!!!!!!!” E não tenham dúvida, nós avançaremos ainda mais, caso nossas reivindicações não forem prontamente atendidas.

Amanhâ, dia 04/11, tentaremos negociar mais uma vez, mantendo a comissão de negociação formada no dia de hoje. Esperamos avançar neste espaço.

O.B.S: Solicitamos a toda imprensa sergipana que acompanhem os materiais, textos fotos e vídeos contidos em nosso blog: (ocupacaoufs.blogspot.com) na cobertura dos fatos que se inserem no movimento de ocupação da Reitoria da Universidade Federal de Sergipe. Ele é atualizado diariamente, e representa a organização do movimento quanto às posições a serem tomadas e explicadas para toda a sociedade sergipana.

Um comentário:

luikovski disse...

Saudações a todos os ocupantes...

Tenho ido quando posso até a ocupação, conversado com valiosos camaradas e observado um número incrível de novos camaradas. Fico feliz com o processo de renovação do mov estudantil combativo da UFS, feliz em enxergar o excelente convivio entre veteranos e novos camaradas tocando a luta, movimentando-se. Não podemos apenas lamentar o fato de alguns ex militantes de esquerda, hoje se prestarem a cães de guarda desse processo de sucateamento da universidade pública. Nossa resposta sempre será à altura, com muita luta, com muito diálogo e seguindo a caça de nossos sonhos cert de que eles não envelhecem. Aos antigos lutadores que hj se lambuzam pelos gabinetes da casa grande, lamentamos pela sua escolha no campo de batalha.
Creio que, o movimento estuidantil combativo da UFS, continuará numa outra trilha, por assistência estudantil em defesa de uma universidade de caráter público e de fato inclusiva, defendida historicamente pelos lutadores e lutadoras desse país. Enquanto o lado de lá passa em sala defendendo suas caravanas, passeando pelos gabinetes da casa grande, a senzala avança derrubando os coronéis e lhe ensinando que na luta do povo ninguem se cansa. A cada muro de concreto erguido de forma débil por esse governo e seus cachorrinhos, ergueremos nossas barricadas construindo um outro caminho!

Luige costa
ciências sociais - ufs