terça-feira, 4 de novembro de 2008

Clipping de notícias (Jornal O Dia, Jornal Correio de Sergipe, Infonet)

Para maximizar, é só clicar na imagem.

Correio de Sergipe:

Viva a Era Tecnológica: Arivaldo que conversar por e-mail...



O Dia:



(Melhorando: Estudantes ampliam a OCUPAÇÃO)



Infonet:

Estudantes ocupam mais duas salas da reitoria
Agora já são quatro salas ocupadas pelos universitários
03/11/2008 - 18:21

Estudantes ocupam mais duas salas da reitoria
Agora já são quatro salas da reitoria da Universidade Federal de Sergipe (UFS) ocupadas pelo movimento estudantil, já que outras duas já tinham sido na última quinta-feira, 30. Os estudantes decidiram pela ocupação após a recusa do Pró-reitor de Assuntos Estudantis, Arivaldo Montalvão, de reunir com o movimento na tarde dessa segunda-feira, 3. Segundo os líderes dos universitários, o pró-reitor alegou discordar não só do local escolhido para as negociações, que seria na reitoria, assim como pelos representantes do movimento escolhidos para a reunião.
Diante da recusa, uma das representantes da comunicação, Sílvia Janaína, do curso de Teatro, afirmou que eles não iriam abrir mão do direito de escolher os seus representantes, assim como do local no qual a reunião seria realizada, já que, segundo ela, eles possuem autonomia suficiente para isso.
Reivindicações

Na pauta de reivindicações do movimento existem três pontos principais. O primeiro deles é a equiparação da bolsa fornecida pela universidade aos residentes do campus de São Cristóvão e Laranjeiras, que apresenta uma diferença de cerca de R$ 250. As demais reivindicações dizem respeito à regularização da bolsa trabalho e à saída da coordenadora de Assistência e Integração Estudantil, Neilza Barreto. O movimento que ocupa quatro salas da reitoria da UFS é formado por residentes dos Campus de São Cristóvão e Laranjeiras, assim como por estudantes de ambas as cidades.



Movimento pede compreensão dos funcionáriosNo momento em que os universitários chegaram às salas da Divisão de Análise de Desempenho Acadêmico (DIADE) e ao Departamento de Apoio Pedagógico (DEAPE) funcionários ainda trabalhavam. Diante disso, os representantes do movimento solicitaram a compreensão e pediram que eles retirassem os documentos mais importantes. A responsável pelo DEAPE, Neila Couto, saiu do local junto com os servidores apenas solicitando que pudesse retornar nesta terça, 4.
“Estou fechando a folha de pagamento dos bolsistas e monitores. Como todos os dados estão nos computadores, peço a compreensão para que eles me deixem retornar amanhã para terminar esse trabalho, caso contrário, outros universitários ficarão sem receber", informou Neila.
Segurança

Segurança foi reforçada no gabinete do reitorA segurança na porta que dá acesso ao gabinete do reitor da UFS, Josué Modesto, teve a segurança reforçada. Durante a tarde, três guardas estavam presentes no local. Isso porque durante o dia os universitários tentaram entrar duas vezes no local, sendo contidos através de muito diálogo.
Próximas decisões

Reunidos em assembléia os componentes do movimento decidiram voltar a colher assinaturas dos outros universitários através de um abaixo-assinado que visa fortalecer as reivindicações. No final da manhã dessa segunda-feira, 3, o documento já possuía 910 assinaturas. O segundo ponto foi o encaminhamento ao pró-reitor de um ofício com todas as reivindicações, assim como a solicitação de que uma reunião aconteça esta terça, 4, às 16h para que possa haver negociação.Por Letícia Telles


2 comentários:

marcolino joe disse...

Sergipe recebe Caravana da UNE

União Nacional dos Estudantes – UNE – com a iniciativa da Caravana UNE chega a Sergipe nesta quarta, 5, onde promoverá um ciclo de palestras e debates na Universidade Federal de Sergipe – UFS.

Será que eles passarão na Reitoria?

marcolino joe disse...

Muito além da assistência estudantil

A mudança do perfil social das universidades, com a entrada de dezenas de milhares de jovens antes excluídos, exige uma politica ativa de igualdade...

Pequeno texto de contribuição à luta d@s estudantes.

txt completo em folhaspoliticas.wordpress.com