terça-feira, 11 de novembro de 2008

Os 12 dias que abalaram a UFS

Quem diria hein? Diante da solidez e da organização do movimento que ocupava a reitoria há doze dias, o reitor da Universidade Federal de Sergipe Josué Modesto dos Passos Subrinho, não teve outra saída e precisou ceder em quase todos os pontos da pauta de reivindicações do movimento. A professora Neilza Barreto não será exonerada, mas o reitor assinou um termo de compromisso garantindo que encaminhará outro coordenador para lidar com as questões referentes ao campus Laranjeiras. Por isso, os estudantes desocuparam o prédio da reitoria na manhã do dia 11, nesta terça-feira.

Abalamos a UFS: Isso é fato! Foram doze dias de muita organização, de mobilização, de disciplina e, mais do que nunca, de muito “Pisa Ligeiro”. Sabemos muito bem que esta vitória é doce, suada, merecida. E não foi por acidente, mas precisamos deixar algo bem claro para a comunidade acadêmica e a sociedade sergipana como um todo. Compreendemos que todo processo de luta faz com que todos mostrem de que lado realmente samba. Neste processo de ocupação foi diferente, e a comunidade acadêmica pôde ver de que lado sambou a entidade que, em tese, teria a legitimidade para representar os estudantes neste momento de luta e resistência.

A atual direção do DCE, gestão “Integração Para Mudar”, não tentou dialogar em momento algum com o movimento de ocupação, rasgou os cartazes da ocupação nos primeiros dias, enviou nota na imprensa na tentativa de criminalizar o movimento, e só participou da mesa de negociações por EXIGÊNCIA DA REITORIA! E agora vão querer cantar a vitória da ocupação? É MUITA CARA DE PAU! O movimento de ocupação vem repudiar a conduta desleal e oportunista por parte da atual direção do DCE ao tentar se apropriar de uma luta que não é, nunca foi e, provavelmente, nunca será desta gestão burocrática e submissa á atual administração da reitoria.

Esta vitória é de todos os estudantes que engrossaram as quase três mil assinaturas em nosso apoio, é de todas as entidades que nos enviaram as dezenas de moções de apoio e solidariedade, ela é de todos os professores que, sensibilizados com as nossas reivindicações, deram aula no prédio ocupado da reitoria. Esta vitória é, acima de tudo, dos residentes de Laranjeiras que lutaram incansavelmente, com todo o suor do corpo e toda a força da garganta, e saem desta ocupação como verdadeiros guerreiros e não como meros coitadinhos, diferente do que muitos imaginavam. Desocupamos a reitoria, mas nunca deixaremos de ocupar as ruas, as praças, na luta do povo e nas barricadas da vida!

SEREMOS TODOS LARANJEIRAS, ETERNAMENTE! Ah, claro, e é bom nunca duvidar da frase: CONTRA HUMILHAÇÃO SE FAZ OCUPAÇÃO, QUANTAS VEZES FOR PRECISO!

Um comentário:

Yanco disse...

Dez dias que abalaram a UFS, vocês não existem, rs.