O Centro Acadêmico de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (CAAU/UFRN) vem por meio desta manifestar completo e total apoio à ocupação da reitoria da Universidade Federal de Sergipe (UFS), como forma legítima de protesto contra os abusos e o descaso por parte da administração da referida universidade.
O foco do embate e das reivindicações dos estudantes são os problemas relacionados com a falta de assistência estudantil aos universitários do recém-criado campus de Laranjeiras da UFS. Somente o diálogo entre as partes pode garantir a integridade da discussão, que vem sendo levada com descaso por parte da administração da universidade. Existem, ainda, denúncias de assédio moral contra os estudantes por parte de autoridades da reitoria, que leva a situação a um outro nível de discussão que só tende a criar mais impasses e desentendimentos.
A luta do movimento estudantil em prol da educação pública de qualidade e do não sucateamento físico e acadêmico das nossas universidades agora se une à busca pela integridade moral dos professores e alunos das instituições de ensino superior, contra excessos cometidos por posturas repressoras. Esse tipo de atitude só nos leva a desacreditar na atuação da reitoria perante as reais demandas dos estudantes nos vários âmbitos da instituição.
Em tempos de declarada democracia e luta pelos direitos humanos, atitudes como esta se configuram como absurdas não só para o universo do movimento estudantil, como para qualquer cidadão. Este tipo de mobilização tem se mostrado de grande valia, visto que manifestações semelhantes produziram bons resultados pro movimento estudantil nos últimos anos.
Acreditamos ainda no bom senso das autoridades, para que façam o que deve ser feito de
maneira correta, com honestidade e transparência. E nos colocamos desde já à disposição para o que for preciso.
Cordialmente,
Centro Acadêmico de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Natal, Novembro de 2008.
ENEC - Executiva Nacional dos Estudantes de Computação
A melhoria da assistência estudantil nas universidades brasileiras é uma bandeira muito importante para nós, pois só assim se democratiza de fato a universidade e põe em pé de igualdade aqueles que a sociedade fez desiguais.
Por isso, a ENEC (Executiva Nacional dos Estudantes de Computação) não pode deixar de apoiar estudantes que se levantam e vão à luta pelos seus direitos e os de muitos outros. São com exemplos de resistência, diálogo, criatividade e ação coletiva que podemos realizar o sonho de construir uma Universidade pública, gratuita e de qualidade.
Por isso, apoiamos com todas as nossas forças a ocupação da reitoria da UFS como forma de pressão para que os direitos dos estudantes residentes no campus de Laranjeiras sejam cumpridos.
Força na luta! Somos todos Laranjeiras!
ENEC - Executiva Nacional dos Estudantes de Computação
Executiva Nacional dos Estudantes de Serviço Social (ENESSO)
A Executiva Nacional dos Estudantes de Serviço Social (ENESSO) reconhece a importância da ocupação da reitoria da UFS. A luta pela assistência estudantil está na pauta do dia em todo movimento estudantil. Não há como garantir amplo acesso à educação sem garantia de permanência para os estudantes oriundos da classe trabalhadora. Isso mostra claramente que a maioria das universidades públicas, ao precarizar a assistência estudantil, mantem estas universidades um reduto da elite, que tem condições de entrar nessas universidades e de se manter estudando por seus próprios recursos.
Reconhecemos a importância do estudantes de Serviço Social nesta luta, grandes lutadores e lutadoras que juntamente com outros lutadores dos outros cursos estão mantendo essa ocupação e não recuando, mesmo quando do uso da pressão da polícia federal por parte da reitoria, que não se mostra aberta a negociação real.
Deixamos aqui nosso apóio, para que continuem em luta até atingir êxito na pauta de negociação, pois quando se tem que lutar por água potável numa residência estudantil fica claro que a situação está no limite, se há tanto descaso para com os estudantes o único caminho é a luta. Temos que estar cada vez mais fortalecidos pois a cada dia desmontam e precarizam mais as universidades. Só com luta poderemos mudar isso, revogaro o REUNI, acabar com essa contra-reforma universitária que só visa atender os interesses do FMI e Banco mundial e lutar pos uma Universidade Pública, Gratuita, Laica, a serviço da classe trabalhadora. Com ampla assistência estudantil para todos que dela possam necessitar.
Saudações e sigam fortes nas lutas,
Executiva Nacional dos Estudantes de Serviço Social (ENESSO)
Região V
Gestão Roda VivaCentro Acadêmico de Comunicação Social/UNEB
O Centro Acadêmico de Comunicação Social (CACoS) da Universidade do Estado da Bahia – UNEB/Campus Juazeiro, vem por meio deste prestar total apoio a todos e todas estudantes que ocupam as salas da reitoria da Universidade Federal de Sergipe, desde o último dia 30 de outubro.
Entendemos que o Movimento Estudantil deve fazer parte da formação da/do estudante assim como o tripé ensino, pesquisa e extensão. Por isso reforçamos a urgente necessidade de estarmos juntos nessa batalha, entre tantas outras já travadas no país nos últimos anos.
Nos solidarizamos, sobretudo com os companheiros e companheiras residentes do Campus Laranjeiras, que vem sofrendo com a ausência de assistência estudantil.
Registramos também nosso repúdio a toda e qualquer forma de repressão contra esse Movimento que só reflete a precariedade da educação brasileira.
Força na luta!
Centro Acadêmico de Comunicação Social - CACoS
Gestão "Além dos Muros
Centro Acadêmico Hugo Simas – Direito/UFPR
O Centro Acadêmico Hugo Simas, entidade representativa dos estudantes de Direito da Universidade Federal do Paraná – CAHS/UFPR, vem, primeiramente, repudiar as condições degradantes de Assistência Estudantil existentes na Universidade Federal do Sergipe – UFS, e também, principalmente manifestar apoio à ocupação da Reitoria da UFS.
A situação dos núcleos de residência de Laranjeiras é insustentável, pois precariza a permanência dos estudantes de origem popular na Universidade – algo que contraria totalmente a lógica que deve pautar a Universidade Pública. Frente ao descaso da Reitoria quanto a essa circunstância, não restou alternativa aos estudantes se não a ocupação, como última tentativa de negociação de um direito que lhes é assegurado: de uma assistência estudantil digna, que permita seu bom desenvolvimento e desempenho na Universidade.
Dessa forma, nós do CAHS/UFPR, consideramos totalmente legítimas as reivindicações e a ocupação da Reitoria da UFS, e novamente reafirmamos nosso apoio.
Centro Acadêmico Hugo Simas – UFPR
Gestão Horizontes
Diretório Acadêmico de Comunicação Social/UFS
O Diretório Acadêmico de Comunicação Social – Gestão “No fim a gente ganha!” vem, por meio deste, manifestar total apoio aos lutadores e lutadoras que, há seis dias, ocupam a Reitoria da Universidade Federal de Sergipe (UFS) em defesa de seus direitos à assistência estudantil digna e de qualidade.
Entendemos que este é o momento coerente para se travar a luta por uma verdadeira assistência estudantil se opondo incisivamente ao assistencialismo praticado pela reitoria.
As Universidades brasileiras hoje sofrem com o REUNI um processo meramente quantitativo e propagandioso. São prédios sendo erguidos, vagas sendo ofertadas sem qualquer modelo digno de assistência estudantil que realmente proporcione a permanência dos estudantes na universidade.
Não queremos meros números, não queremos servir de propaganda para alimentar a disputa das universidades, o que queremos é uma Assistência Estudantil digna, o que queremos é uma Universidade Pública, Gratuita e de Qualidade.
Estamos juntos com todas e todos nessa luta.
SOMOS TODOS LARANJEIRAS!
FORÇA NA LUTA!
DACS – Diretório Acadêmico de Comunicação Social Gestão – “No fim a gente ganha!”.
CONFEDERAÇÃO NACIONAL DAS ENTIDADES ESTUDANTIS DE GEOGRAFIA
A CONEEG-Confederaçã o Nacional das Entidades Estudantis de Geografia, vem através deste mostrar apoio aos estudantes que ocupam nesse momento a reitoria da UFS por compreender ser justa a luta travada pela assistência estudantil, e que essa luta não se encontra isolada devendo ser ela umas das principais forma que o movimento possa ter para melhor dialogar e chamar mais estudantes a luta, e colocar em debate que assistência é diferente de assistencialismo, e que como direito também possamos casar um debate sobre a própria concepção de universidade e verificarmos em qual modelo hoje a universidade brasileira se encontra.
Perceber que a não priorização de uma política de assistência estudantil concreta é reflexo de uma política de estado de não priorização da própria educação, uma educação voltada somente pro mercado, e não preocupada na libertação do indivíduo e fazer com que ele se reconheçar como sujeito coletivo e tranformado a favor desse coletivo.
E reforçamos a campanha Fora Neilza, por compreender que as relações autoritárias e de humilhação só refçam a estrutura a qual as universidades brasileiras hoje se encontram.
CONEEG
GESTÃO PARTICIPATIVA 2008-2009
Sindicalistas da direção nacional da FASUBRA
O direito a permanência aos estudantes é peça fundamental para democratizar as universidades públicas brasileiras. Mas, para isso, é preciso muita luta organizada de todos os setores da universidade, em especial dos estudantes. Diante disso, vemos como legítima e importante a ocupação dos estudantes da UFS e damos total apoio a ela. Só com movimentos como esse é que as universidades brasileiras poderão ser públicas de fato.
Saudações sindicais,
Luiz Antônio A. Silva
Maria Ângela Costa
Janine Teixeira
Luiz Francisco M. Alves, membros da Direção Nacional da FASUBRA-Sindical (Federação de Sindicatos de Trabalhadores das Universidades Brasileiras)
SECRETARIA NACIONAL DE CASAS DE ESTUDANTES
A Secretaria Nacional de Casas de Estudantes – SENCE, diante da realidade que assombra os Moradores de Casas de Estudantes da Universidade Federal de Sergipe, vem tornar público o APOIO a Ocupação da Reitoria da UFS. Entendendo que a situação dos Moradores de Casas de Sergipe, vem a muito enfrentando problemas, por falta de uma Assistencia Estudantil de Qualidade. Uma Assistencia Estudantil que garanta de fato a permanencia do estudante de origem popular na Universidade. O Movimento de Casas de Estudantes não aceita ASSISTENCIALISMO. A Assistencia Estudantil nos é DIREITO, e os residentes do campi Laranjeiras/UFS não vem tendo esse direito garantido, portanto a SENCE vem APOIAR e PARTICIPAR deste movimento de OCUPAÇÃO, para que os direitos dos residentes sejam garantidos. E como já haviamos dito no XII ENNECE, se for preciso o MOVIMENTO NACINAL se faz presente aqui na UFS novamente. Pois esta LUTA é de TODOS. Porque o Movimento de Casas de Estudantes é UM SÓ.
Vimos também REPUDIAR a atitude da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis, em não aceitar a comissão de nogociação formada pelo Movimento de Ocupação, aceitando apenas negociar na presença do Diretório Central dos Estudantes – DCE. Pergunto a PROEST, onde está o DCE??? Se o DCE representa os estudantes da UFS, onde se encontra o DCE neste momento, que não está aqui nesta Ocupaçao defendendo os direitos dos estudantes que o mesmo representa???
A SENCE exige RESPEITO aos Moradores de Casas de Estudantes de Sergipe, e ao Movimento Estudantil aqui presente nesta ocupação. Pois os Residentes, têm total autonomia para fazer o Movimento que julgar necessário, para que os seus direitos sejam garantidos. Sendo assim a SENCE exige por parte da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis, que os Moradores de Casas de Estudantes sejam respeitados, e que a comissão seja atendida, pois a mesma tem a autonomia para tal. Diante do ocorrido ontem (03/10), a SENCE orienta o Movimento de Ocupação da Reitoria da UFS, a não aceitar que o DCE faça parte da comissão de negociação, pois o mesmo em nenhum momento constroe, nem representa o Movimento de Casas de Estudantes.
Portanto, se não avançam nas negociações, avançamos na ocupação...
Aproveito ainda para nos somarmos ao MOVIMENTO SOMOS TODOS LARANJEIRAS.
Ocupação da Reitoria da UESC/BA
Os estudantes da universidade Estadual de Santa Cruz, também em estado de OCUPAÇÃO, vem à público manifestar seu apoio aos estudantes da UFS que hora ocupam as dependências da universidade, reconhecendo esta forma de luta como legítima na defesa da Universidade Pública e de uma política de assistência estudantil. Apoiamos esta mobilização como expressão da indignação com o tratamento que vem sedo dado às universidades públicas e privadas do país.
saudações estudantis,
Comissão de Comunicação da [R]esistencia [U]niversiaria.
CENTRO ACADÊMICO DE EDUCAÇÃO FÍSICA (CAEF/UFS)
Encontramos problemáticas relacionadas à política que vem sendo implementada pelas Universidades desde a aprovação do REUNI – o que abarca em si uma série de ferimentos e ataques à defesa da universidade pública, que consequentemente traz problemas a assistência estudantil - principal pauta do movimento.
Apoiamos toda mobilização d@s estudantes, que estão organizados e em caráter de luta contra as ofensivas que a Reitoria da UFS vem exercendo sobre os estudantes de Laranjeiras e a todo movimento estudantil!
Força na luta!
SOMOS TODOS LARANJEIRAS
Centro Acadêmico de Ciências Sociais – UFBA
Estamos vivendo um período de grande transformação do Ensino Superior em escala nacional. Período marcado por incertezas e insegurança por todos os lados da Universidade Pública Federal. O que os companheiros da UFS, especialmente os residentes do campus da UFS em Laranjeiras, protagonizam neste momento é só mais um episódio do descaso das administrações universitárias com esta transformação apressada e impensada.
De nada adianta dobrar o número de vagas nas Universidades sem garantir a permanência dos estudantes. Residências precárias, alimentação de péssima qualidade, bolsas atrasadas... Não há perspectiva de melhoras! O REUNI está sendo implantado há um ano e não ainda não conseguimos ver nenhum sinal de Assistência Estudantil de qualidade. Os estudantes entram na Universidade e não têm a menor noção de quando irão concluir seu curso!
Nós do Centro Acadêmico de Ciências Sociais da UFBA viemos através desta prestar total apoio à Ocupação da Reitoria da UFS, por acharmos necessário a reivindicação pelo RESPEITO ao estudante e o DIREITO de ter um ensino e assistência estudantil de qualidade. Que esta ocupação sirva como mais um suspiro para o Movimento Estudantil de todo o Brasil, que não pode permitir que o futuro do país e da Universidade Pública seja tratado de forma secundária e repressiva.
Centro Acadêmico de Ciências Sociais – UFBA
Gestão Acorde, Levante e Lute.
Coletivo Estudantil Reconstruindo o Cotidiano
Nós, do Coletivo Estudantil Reconstruindo o Cotidiano, da Universidade de Brasília, vimos por meio desta expressar nossa solidariedade e apoio à ocupação da Reitoria da UFS, por compartilharmos da luta por uma educação pública, gratuita, de qualidade e que preza acima de tudo pela referência social e pelo bem estar de toda a comunidade universitária.
Diante do cenário desastroso em que se encontra a situação da expansão da Universidade Federal de Sergipe e dos processos autoritários e antidemocráticos que têm acontecido na grande maioria das IFES do país, é não só inevitável, como também NECESSÁRIO que mostremos nossa indignação e repúdio à forma como vem sendo tratada a educação pública brasileira.
É notável que após tantas tentativas frustradas de alerta e negociação com a reitoria sobre a condição d@s estudantes do campus de Laranjeiras, se tornou urgente a luta, por via de ação direta, pela melhoria da qualidade de vida, do ensino, da pesquisa, da extensão, da assistência estudantil e tudo mais que envolve a todos e todas daquele campus.
Não devemos JAMAIS deixar que a apatia e a inércia sirvam de pontes para o sucateamento e descaso para com as nossas universidades, e é por acreditarmos nisto que parabenizamos a luta dos companheiros e das companheiras da UFS, e declaramos nosso apoio à ocupação que aí se desenvolve.
Com crença e amor na luta e pelo povo,
Reconstruindo o Cotidiano
Diretório Acadêmico Freitas Neto – DAFN/UFAL
O Diretório Acadêmico Freitas Neto (DAFN), representado a todos/as estudantes de Comunicação Social da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), vem por meio desta carta manifestar solidariedade aos/as estudantes que ocupam a reitoria da Universidade Federal de Sergipe com uma pauta legítima e urgente.
Negar assistência estudantil aos residentes universitários é uma atitude que deve ser combatida e punir com bastante rigor aqueles que estão contribuindo para esta ação desumana.
Em especial nos solidarizamos com os/as estudantes do campus de Laranjeiras da UFS, que neste momento sofrem diretamente as conseqüências de uma administração irregular, que não se preocupa com os/as estudantes e que descumpre o papel de assistência estudantil.
Saudações estudantis.
Diretório Acadêmico Freitas Neto – DAFN/UFAL
Gestão Zumbi Caeté 2008/2009
CHAPA 3 DCE UFRGS – Pode chegar!
A Chapa 3 – "Pode chegar que a casa é grande e é toda nossa!" - em eleições para o DCE da UFRGS vem manifestar seu apoio a todos lutadores e lutadoras que ocupam a Reitoria da UFS em defesa de seus direitos á assitência estudantil e de uma educação pública, gratuita e de qualidade. Estamos diante do maior ataque sofrido pelo ensino superior público que é o REUNI, que se agrava com a crise econômica mundial e o (ainda maior) corte do orçamento destinado à educação apontado pelo governo Lula, em um processo de verdadeiro desmonte da educação pública. Faremos de nossa campanha a voz dos estudantes da UFS que dão o exemplo a todos de que é preciso lutar para obter vitórias.
Saudações estudantis,
Centro Acadêmico de Serviço Social - UFAL
Nós do Centro Acadêmico de Serviço Social da UFAL apoiamos os Estudantes da UFS, que nesta semana ocuparam a sala da Coordenação de Assistência ao
Estudante (Codae), que fica no prédio da reitoria da UFS Campus de Laranjeiras em São Cristovão, destacando como principais pontos o descaso que os residentes do campus da UFS em Laranjeiras vêm sofrendo Por parte desta. Destacamos ainda o apóio dos companheiros da Conlutas, Conlute,
Sindipetro, Sindicagese, Sintes, Sintraeducase e Abepss.
A resistência e a união de todos os estudantes é imprescindível dentro do movimento estudantil, portanto nos propomos a apoiar mais essa luta. Sem nos esquecer que esta bandeira desse ser levantada continua e nacionalmente, enfrentando a repressão e assim extinguir essa falsa democracia.
O Centro Acadêmico enquanto entidade política e de articulação dos estudantes diante da atual situação se sente na obrigação de ir além do apoio formal e promover a discussão e a mobilização estudantil aqui no nosso Campus.
Centro Acadêmico de Serviço Social - UFAL
"Rosa Luxemburgo"
Residentes da UFPB
Os residentes do campus I da Universidade Federal da Paraíba, em total e incessante apoio, vêm fortalecer a luta e a força dos estudantes da UFS campus Laranjeiras. Reafirmando que a conjuntura atual pede berros, gritos e ocupações para que possamos ser ouvidos. Que não nos contentemos com a esmola ou o dito “assistencialismo” empurrado goela a baixo, da burocracia universitária em parceria com o governo federal para expandir cada vez mais o processo de sucateamento das universidades públicas. Que possamos unir forças e calar a voz do autoritarismo e do descaso da Assistência Estudantil para que não seja necessário mendigar pelos nossos direitos e para que possamos construir a verdadeira Universidade Pública, Popular, Gratuita e de Qualidade.
Em contrapartida, vimos através desta também tornar público o nosso repúdio quanto à posição da reitoria da UFS, da Pro - Reitoria Estudantil que tentam, com autoritarismo, brecar a luta e a autonomia dos estudantes frente ais problemas da Assistência Estudantil.
Força e Luta! Para que saibam que nas ruas, nas praças e pra quem disse que sumiu, que aqui está presente o Movimento Estudantil!
RESIDENCIA UNIVERSITARIA FEMININA ELIZABETH ALTINA TEIXEIRA
RESIDENCIA UNIVERSITARIA MASCULINA E RUF CAMPUS
Centro Acadêmico de Ciências Sociais Caio Amado
A gestão "Contrafogos", do Centro Acadêmico de Ciências Sociais Caio Amado - Cacam, que foi empossada ontem, vem por meio dessa moção apoiar a ocupação que ocorre na sala da Coordenação de Assistência ao Estudante (CODAE), desde a última quinta, dia 30 de outubro. A gestão Contrafogos apóia também todas as reividicações dos estudantes mobilizados, inclusive a campanha de Fora Neilza. Neilza, além de coordenadora de Assistência ao Estudante, também é professora do nosso departamento - Ciências Sociais, e que também entre os alunos de ciências sociais não é tão bem aceita, tendo em vista os seus métodos de ensino e de avalição.
Acreditamos que a assistência estudantil deve ser um direito dos estudantes e que não deve ser tratada como 'esmola' dada pela reitoria. Também somos contra as atitudes humilhantes pelas quais vêm passando os residentes de Laranjeiras.Por isso, apoiamos todos que lutam por uma universidade justa, gratuita e de qualidade. Esperamos que os estudantes de Laranjeiras sejam vitoriosos nas suas reividicações, pois essa vitoria não será só de vocês, mas de toda a universidade.
Sendo assim, estamos com vocês nessa luta e repudiamos as atitudes despotistas da professora Neilza.Essa batalha é de todos.Vamos à luta.
Centro Acadêmico de Ciências Sociais Caio Amado
Gestão "Contrafogos"Centro Acadêmico Tupac Amaru - UNISINOS/RS
O Diretório Acadêmico de Comunicação da Unisinos Tupac Amaru vem através desta manifestar seu total apoio a ocupação da Reitoria da UFS por entendermos que a luta por assistência estudantil é fundamental para discutirmos o acesso e permanência à Universidade, seja ela pública ou privada, para evolução da sociedade brasileira.
Repudiamos a perseguição que a Reitoria da UFS exerce nos residentes do campus Laranjeiras e ao movimento estudantil da Universidade.
Somos todos Laranjeiras!
Centro Acadêmico Tupac Amaru
Grupo Além do Mito - UFAL
O Grupo Além do Mito, que constrói o movimento estudantil combativo da Universidade Federal de Alagoas - UFAL, vem manifestar total apoio à ocupação da reitoria da Universidade Federal de Sergipe – UFS.
A precarização do ensino e a falta de assistência estudantil tem sido presentes nas vidas dos estudantes das IFES. Com a implementação da Reforma Universitária este quadro vem piorando, principalmente depois da aprovação do REUNI, decreto do Governo Lula que através da falácia de “democratização do acesso ao ensino superior”, visa precarizar ainda mais as Universidades Federais.
Entendemos a luta por uma educação pública, gratuita e de qualidade como prioritária, e esta passa pela luta por mais assistência estudantil, é necessário que haja políticas que possibilitem a permanência dos estudantes na Universidade. Esta sempre foi uma bandeira levantada pelo Grupo Além do Mito.
Todo apoio à luta dos estudantes por uma Universidade Pública, Gratuita e de Qualidade.
Maceió, 03 de Novembro de 2008
Grupo Além do Mito
“Estudar para lutar, Lutar para estudar!”
CONLUTAS, CONLUTE e Sindicalis
Os estudantes que da Universidade Federal de Sergipe que hoje estão na reitoria são um exemplo das lutas encampadas na defesa da educação pública, gratuita e de qualidade nesse país. A partir de 2007, com a ocupação da USP, abre-se uma nova etapa no movimento estudantil. Em um pouco mais de um ano, foram dezenas de reitorias ocupadas, manifestações e greves estudantis em todo país, colocando o movimento estudantil em outro patamar nas lutas, trazendo novas conquistas e mostrando para todos estudantes que é possível vencer. Exemplo maior destas vitórias foi a derrubada do reitor da UNB.
As reivindicações dos residentes de Laranjeiras não só são legitimas. São urgentes. O desmonte da educação pública através da reforma universitária do governo Lula, tendo como seu mais recente golpe o REUNI, é responsável por essa política de expansão sem qualidade sem assistência estudantil, sem verbas para educação! Educação não é mercadoria, é um direito que está sendo negado a estes estudantes de Laranjeiras que tem que abandonar o curso pela falta de estrutura para seu funcionamento.
Através dessa nota, viemos juntos expressar o nosso total apoio aos lutadores da UFS. E convocamos todas as universidades, escolas, locais de trabalho desse país para engrossarmos esse coro, estudantes e trabalhadores juntos na defesa dos nossos direitos!
Que todas as pautas dos residentes sejam atendidas!
Contra a Reforma Universitária!
Pela revogação do decreto do REUNI!
CONLUTAS, CONLUTE, SINDIPETRO, SINDICAGESE, SINTES, SITREDUCASE.
OPOSIÇÕES SINDICAIS: SAÚDE, PREVIDÊNCIA, SERVIDORS FEDERAIS, FISCO ESTADUAL.
Coordenação Nacional FEAB
Nós, como atual Coordenação Nacional FEAB e estudantes desta universidade –(UFS) apoiamos a ocupação da Reitoria da Federal de Sergipe – São Cristovão/SE - pelos estudantes que reivindicam seus direitos a Assistência Estudantil.
Lembramos que a ocupação está situada em pautas políticas, em demandas necessárias como a luta pela Assistência Estudantil, contra o Reuni, e a gestão democrática dos rumos da universidade. Pautas que visam fortalecer a instituição, ampliando a transparência, direito e a participação comunidade universitária na luta concreta para produzir o necessário retorno que uma instituição pública deve proporcionar ao seus acadêmicos e a toda sociedade.
Nós repudiamos qualquer descaso estudantil principalmente quando esse compromete a qualidade do ensino, a intencionalidade da extensão e aos direitos humnanos e direitos da comunidade universitária de Laranjeiras /SE que tanto vem sofrendo com o descaso da Reitoria da UFS.
Prestamos nossa solidariedade a todos os companheiros e companheiras que lutam em defesa de um ensino publico de qualidade que atenda as necessidades não só dos estudantes, mas de toda a sociedade.
Campo "Barricadas Abrem Caminhos"
ENEBIO (Entidade Nacional dos Estudantes de Biologia)
Esta ocupação não é um fato isolado dentro país que vem ao longo dos anos sofrendo um ataque por parte dos governos, que implementam políticas na educação acelerando um processo de privatização nas universidades públicas.
Hoje com a implementação da Reforma Universitária, a precarização das universidades é evidente. Cada vez mais a quantidade se sobressai em detrimento da qualidade, não existindo políticas que se proponham a possibilitar a permanência do estudante na universidade.
Diante disto é de extrema importância a organização e a mobilização estudantil para a defesa de uma universidade pública gratuita e de qualidade.
Entidade Nacional de Estudantes de Biologia
Comissão Organizadora do Congresso Nacional de Estudantes
TODO APOIO ÀS LUTAS DA UFSJ E DA UFS!Como continuidade do processo de lutas aberto no movimento estudantil desde 2007, observamos hoje 2 Universidades Federais vivendo lutas importantes, as quais queremos manifestar o nosso apoio.
Em São João Del Rei, no campus de Divinópolis, uma forte mobilização se iniciou na quarta feira desta semana, pautando a ausência de condições para manutenção dos novos cursos criados nesta Universidade. Acreditamos este ser o tom de muitas lutas com a experiência de aplicação do REUNI, um decreto que fez ampliar vagas e abrir novos cursos nas Universidades Federais, mas sem nenhuma garantia dos recursos necessários para que isto ocorra com a manutenção da qualidade do ensino público.
Em Sergipe, um processo de Ocupação da Reitoria ocorre para reivindicar ampliação da assistência estudantil. Achamos novamente que esta luta por assistência estudantil vai ser muito pautada ao longo da experiência com o REUNI, decreto que infelizmente tem como prerrogativa entender que vaga nas universidades é apenas um nome na lista dos aprovados, e não a garantia de permanência na Universidade.
Nós que estamos construindo o Congresso Nacional de Estudantes, manifestamos todo apoio a essas lutas e convidamos todos os lutadores e lutadoras da UFSJ e da UFS a se engajarem conosco na construção deste instrumento, afinal, para que lutas como essas que estão ocorrendo possam ser mais fortalecidas e nacionalizadas.
Saudações de Luta
CO do Congresso Nacional de Estudantes
O Centro Acadêmico Benevides Paixão de Comunicação da PUC/SP vem através desta manifestar seu total apoio à ocupação da Reitoria da UFS, por entendermos que a luta por assistência estudantil do campus Laranjeiras é uma luta presente em todas as universidades do país e importantíssima quando discutimos acesso e permanência à universidade seja pública ou paga.
Gestão Levante
Moção de Apoio do Centro Acadêmico de Comunicação da Universidade Tiradentes
>
> a reitoria da Universidade Federal de Sergipe vem agindo com
> relação aos estudantes residentes de Laranjeiras.
> Acreditamos que a assistência estudantil deve ser tratada
> de forma mais séria e respeitosa, visto que uma
> assistência de qualidade é direito desses estudantes, que
> sofrem um completo abandono tanto em relação a educação
> quanto em condições básicas de sobrevivência como
> alimentação e moradia.
> Gostaríamos então de nos disponibilizar para a LUTA dos
> companheiros de Laranjeiras e afirmar apoiamos a ocupação
> como forma de resistência a esse tipo de opressão, e que
> só com a união de todos é possível SUPERAR as barreiras
> que o sistema vigente impõe e seguir na construção de uma
> SOCIEDADE igualitária.
>
>
>
>
> Abraços Fraternos!!!
>
> Laila Thaíse
>
> CACS/Unit
3 comentários:
Moção de apoio - Centro Acadêmico de Serviço Social - UFAL
Nós do Centro Acadêmico de Serviço Social da UFAL apoiamos os Estudantes da UFS, que nesta semana ocuparam a sala da Coordenação de Assistência ao
Estudante (Codae), que fica no prédio da reitoria da UFS Campus de Laranjeiras em São Cristovão, destacando como principais pontos o descaso que os
residentes do campus da UFS em Laranjeiras vêm sofrendo Por parte desta. Destacamos ainda o apóio dos companheiros da Conlutas, Conlute,
Sindipetro, Sindicagese, Sintes, Sintraeducase e Abepss.
A resistência e a união de todos os estudantes é imprescindível dentro do movimento estudantil, portanto nos propomos a apoiar mais essa luta. Sem nos esquecer que esta bandeira desse ser levantada continua e nacionalmente, enfrentando a repressão e assim extinguir essa falsa democracia.
O Centro Acadêmico enquanto entidade política e de articulação dos estudantes diante da atual situação se sente na obrigação de ir além do apoio formal e promover a discussão e a mobilização estudantil aqui no nosso Campus.
Centro Acadêmico de Serviço Social - UFAL
"Rosa Luxemburgo"
O Conselho de Residentes da UFC - COREU,
Se solidariza com a luta dos companheir@s da UFS na busca de uma verdadeira assistência estudantil.
Acreditamos que nossas vitórias só serão conquistadas na luta organizada.
Eduardo Duarte
Diretor do COREU - UFC
Parabéns para vocês!!!!
Nos do RN apoiamos a inciativa que mostra a força que vcs da UFS têm,diferente do que Neilza Barreto insinuava .
Ela queria saber onde estava o povo de Sergipe.Ela dizia que não queria ver o povo da Ba,do RN,do MA e sim os alunos da Universidade Federal de Sergipe,pois aí estão vocês.
E lembrando o que foi firmado ai no ENNECE,quando precisar é só gritar que o nordeste todo vaii
♪♪♪Nas ruas...Nas praças...Que disse q sumiu aí está presente o movimento estudantil!!!♪♪♪
Obrigado!
Luanda Rodrigues
Residencia Mipibú - UFRN
Eng. Mecânica
Postar um comentário